Especialidades > Podologia > Podologia Pediátrica
Desde o desenvolvimento embrionário estamos predispostos a fatores que podem alterar o normal desenvolvimento dos membros inferiores.
Assim torna-se preponderante a avaliação precoce da criança, para um controle do correto desenvolvimento e crescimento, tanto do pé como dos membros inferiores da criança, para que mais estas repercussões, não sejam lesões ou patologia na idade adulta.
O pé plano define-se como a diminuição ou ausência de arcada plantar interna do pé.
Nas crianças, esta situação corresponde a uma fase normal do desenvolvimento do pé e na maioria dos casos, resolve automaticamente.
A marcha em pontas define-se pela ausência de contacto do calcanhar com o chão na fase inicial da marcha.
Enquanto na marcha normal o apoio inicia-se pelo calcanhar deslocando-se ao longo do pé até aos dedos, na marcha em pontas verifica-se uma inversão desse movimento.
Pés virados para fora ou para dentro.
Clinodactilia é um termo médico que descreve a curvatura de um dedo no plano da palma, mais frequente no dedo mais pequeno.
É uma anomalia bastante comum que muitas vezes passa despercebida, mas também ocorre em combinação com outras anormalidades em muitas síndromes genéticas.
Estas alterações podem dizer mais sobre a sua saúde do que possa pensar, é importante saber identificá-las.
As unhas podem mudar de cor, mudar de forma, quebradiças, surgirem linhas pretas, pintas brancas, podendo isto significar várias doenças, mas também algumas são inofensivas não querendo realmente significar uma doença, no entanto recomendamos que fique atento.
Veja aqui outros exemplos de casos de estudo resolvidos com sucesso pela Clínica VitaSaúde no Porto.